Firestone Multihawk: escudo Bridgestone contra os importados.

Cadastrado em 15/07/2011

O maior segmento do mercado brasileiro de pneus sofreu, nos últimos anos, verdadeira invasão de produtos importados. Segundo Marco Antônio Carneiro, diretor de marketing da Bridgestone, somente no ano passado vieram do Exterior 10 milhões de pneus para veículos de passeio aros 13 e 14, que equipam em torno de 73% da frota circulante, de acordo com números do Denatran.

"Em 2005 os importados tinham cerca de 15% deste mercado. No ano passado chegaram a 38%, participação maior do que as fatias conquistadas pelas três grandes fabricantes aqui instalados."

Para defender-se dos importados e renovar a imagem da marca Firestone no Brasil a fabricante de pneus lançou na quinta-feira, 14, a linha Multihawk, que substitui as atuais F-570 e F-590, há vinte anos no mercado.

O executivo reconhece que "é difícil competir em preço com os importados, em especial os chineses".

O trunfo que a Bridgestone entende possuir é a tecnologia. De acordo com Carneiro, "são horas e horas de testes para adequar os pneus às condições das vias brasileiras, algo não encontrado nos pneus que invadem as gôndolas de supermercados" - maior canal de vendas dos importados.

A linha Firestone Multihawk agregou inovações que resultaram em aumento de 20% na quilometragem rodada com relação a seus principais concorrentes e resistência ao rolamento 10% menor, fator que gera menos consumo de combustível e, assim, menor emissão de poluentes. O preço permaneceu o mesmo das extintas linhas F-570 e F-590.

A nova família, composta por sete modelos com medidas distintas, não competirá nas gôndolas com os importados: ficará restrita à rede de distribuidores Firestone. "Para os supermercados temos as linhas F-77 e Seiberling TR."

A distribuição, ao menos por enquanto, está restrita ao mercado de reposição, responsável por cerca de 50% das vendas da empresa. Carneiro admite que a empresa iniciou conversas com fabricantes de veículos para fornecer ao mercado original.

O executivo não revelou expectativa de vendas, limitando-se a afirmar que pretende "igualar ou superar os volumes das linhas anteriores".

As fábricas de Camaçari, BA, e Santo André, SP, que juntas produzem 42 mil pneus por dia, fornecerão também a linha Multihawk para outros mercados da América Latina.

Fonte: Autodata

Área do Distribuidor
Logo Noma

telefones Anfir

Copyright - 2011 - Desenvolvido por InovaClick