Postos se preparam para o Proconve P7

Cadastrado em 28/12/2011

Em janeiro de 2012, todos os caminhões e ônibus movidos a diesel fabricados no Brasil deverão estar de acordo com o Proconve P7, que é a sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar para Veículos Automotores. Com isso, todos os veículos pesados nacionais já sairão de fábrica equipados com a tecnologia SCR (Redução Seletiva Catalítica), e abastecendo com o diesel S50, com baixo teor de enxofre. Para que todo esse processo funcione é necessária a adição do Arla-32 (Agente Redutor de Líquido Automotivo), uma espécie de fluido com 32% de ureia, utilizado em tanque próprio, indispensável para reduzir as emissões de NOx de veículos novos.

A expectativa é de que o novo sistema reduza em 80% os poluentes em relação ao P5 (que é a fase atual). Com este novo cenário, algumas medidas na distribuição de diesel serão mudadas. O S1800 será extinto nas regiões metropolitanas brasileiras, já que o combustível é o mais poluente oferecido no País, pois contém 1800 partes por milhão de enxofre. No interior, o combustível deverá estar disponível até 2014.

Segundo o diretor de Postos de Rodovia da Fecombustíveis, Ricardo Hashimoto, a questão não é apenas substituir um produto - diesel com maior teor de enxofre - por outro - com menor teor de enxofre. "Durante o período de transição, o posto terá de oferecer os dois produtos para atender a clientes que tenham veículos novos com motor P7 e veículos anteriores a esta fase", comentou Hashimoto.

Para que as revendas disponibilizem o novo combustível, serão necessários alguns ajustes, como a segregação de tanques e bombas para o novo produto, além de veículos específicos para o seu transporte. "Como é um momento de transição, não se justifica fazer grandes mudanças no posto. E cada empresário terá de equalizar esta situação diante da sua realidade", aconselhou o diretor.

Fonte: Coopetrol

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