São Paulo vai exigir inspeção de ônibus e caminhão de fora

Cadastrado em 25/04/2011

Os ônibus e caminhões com placas de outras cidades que circulam pela capital paulista serão alvos da inspeção veicular obrigatória.

A medida, ainda sem data para entrar em vigor, consta do Plano de Controle de Poluição Veicular no Município de São Paulo, publicado ontem (19)  no "Diário Oficial".

O cumprimento das exigências do plano ainda depende da publicação de decretos e leis pela prefeitura.

O documento teve que ser feito em resposta a uma determinação federal de 2009 que obrigou todos os Estados e também a cidade de São Paulo a apresentarem, até junho deste ano, alguma estratégia de controle dos poluentes atmosféricos.

Segundo a administração Gilberto Kassab, a medida vai atingir tanto os caminhões de carga quanto os VUCs (veículos urbanos de carga), bem como os ônibus intermunicipais e fretados que rodam na capital.

Estarão livres da inspeção os veículos que tiverem sido vistoriados em suas cidades.

Fretados e vários tipos de veículos de carga precisam atualmente de autorização especial para rodar nas várias zonas restritas da cidade.

Com a nova medida, ficará mais fácil para o poder público fiscalizar a falta da inspeção obrigatória para veículos que chegarem de fora.

O plano inclui ainda a popularização da bicicleta para deslocamentos de curta distância na cidade.

O projeto também indica que haverá planos de fiscalização mais severos para o combate da poluição sonora, principalmente contra motos e veículos de carga, os que mais produzem barulho na cidade.

fonte: Revista Carga Pesada

Área do Distribuidor
Logo Noma

telefones Anfir

Copyright - 2011 - Desenvolvido por InovaClick