Identificação em pesados é adiada

Cadastrado em 02/05/2011

O uso obrigatório do sistema auxiliar de identificação para caminhões com peso bruto total superior a 4.536 quilos - que entraria em vigor em setembro próximo - foi adiado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para o próximo ano.

A decisão, que altera a Resolução nº 370/2010, também limita a obrigatoriedade do uso da chamada "terceira placa" aos veículos novos, fabricados e licenciados a partir de 1º de janeiro de 2012.

Pelo novo cronograma, veículos com placas de finais um e dois terão até setembro do próximo ano para cumprir a determinação. Para os finais três, quatro e cinco o prazo vai até 31 de outubro; para seis, sete e oito até 30 de dezembro; e para nove e zero até 31.

Antes, a resolução previa a instalação de faixas refletivas com informações sobre a placa e a origem do veículo em todos os caminhões do tipo reboque e semi-reboque, independentemente do ano de fabricação.

Pelas regras do Contran, os dispositivos de identificação devem ser fixados em destaque na parte traseira do caminhão. O uso da faixa refletiva tem como objetivo facilitar a identificação dos veículos de carga por dispositivos eletrônicos e por agentes de fiscalização.

Fonte: www.webtranspo.com.br

Área do Distribuidor
Logo Noma

telefones Anfir

Copyright - 2011 - Desenvolvido por InovaClick